Guru da comunicação, Lucien Pagès: “Nós temos que inventar o futuro”

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O impacto econômico da Covid-19 vai ser enorme, mas precisamos preservar a riqueza da moda, diz o Guru das Relações Públicas, em Paris

Tudo mudou em uma semana. Minha prioridade foram os funcionários, protegê-los, a empresa, e apoiar nossos clientes, porque eles precisam comunicar e receber conselhos sobre o que está acontecendo agora. E precisamos nos preparar para o futuro

Como uma agência, estávamos crescendo de verdade. Recentemente, investimos em um novo escritório e contratações, porque nosso negócio estava crescendo muito. E foi estranho, pois pensei comigo mesmo “se eu soubesse que isto iria acontecer, não teria feito aquilo”, mas eu não tinha como saber. Tudo ficou incerto de um dia para o outro. Nós estávamos planejando as coisas na segunda, que na terça eram obsoletas, então é muito difícil ter uma visão de longo prazo

Buscando orientação, liguei para colegas (outras pessoas de relações públicas nas quais confio) e, agora, meus clientes e eu estamos no mesmo barco, então trocamos dicas e conselhos em como gerir a empresa e manter serviços. Tenho que dizer que todos foram amigáveis e calorosos – você realmente descobre que as pessoas são realmente boas e cuidadosas.

É claro, cada cliente é diferente, então os assuntos discutidos são diferentes, mas as maiores perguntas são sobre datas: eles querem saber se a semana de moda em junho vai acontecer, mas não sabemos, então estamos desenvolvendo planos A, B e C. Temos que adiar eventos e trabalhar em possibilidades alternativas

Alguns clientes nos pediram para pausar as coisas por meses. Devo dizer, sou sortudo porque tenho alguns clientes sólidos, mas é claro que já perdemos muito dinheiro e há insegurança sobre o futuro próximo. Hoje posso dizer que tenho clientes e um negócio, mas em uma semana pode ser um desastre e perco todos meus clientes.

Mas temos que adaptar, temos que entender as preocupações uns dos outros. Quando tudo voltar ao normal, nós teremos que fazer muito por eles. Marcas vão ter que comunicar mais do que o normal. Na verdade, comunicação vai ser a chave para o seu sucesso no futuro.

As pessoas estão procurando por algo além da nossa situação atual, algo que sinta mais substancial

Mas no presente, todos, designers, marcas, estilistas, comunicação – podem perder o que construíram. É de cortar o coração. Há várias marcas que conheço que tem sucesso na mídia mas estão com difculdades nos negócios. Como você sobrevive a essa crise quando já estava apenas sobrevivendo? A crise criou quase três estações mortas, um ano e meio de dinheiro que vai ter dificuldades para entrar

Vai haver muito prejuízo econômico mas precisamos preservar a riqueza da moda. Eu ouço muitas pessoas dizerem que a indústria da moda vai mudar em longo prazo por causa disso, mas eu não gosto quando dizemos que “temos que mudar a indústria da moda” porque soa como se estivessemos fazendo coisas horríveis, e esse não era o caso, mesmo que talvez estejamos produzindo demais, fazendo muitos eventos. Da mesma forma, a indústria da moda é uma indústria, então vai voltar a funcionar como uma indústria. E humanos podem ser muito egoístas

Todos nós falamos como vamos fazer as coisas de forma diferente depois disso, como vamos nos comportar, como vamos viajar, como vamos operar numa maneira melhor e não obcecada com dinheiro, porque a indústria da moda é um negócio muito lucrativo. Pessoas estavam fazendo milhões e viajando para lugares incríveis, de repente, tudo é cancelado e eles não tem mais acesso a este estilo de vida privilegiado – o que você faz depois disso? Nós estamos vivendo em uma indústria privilegiada, um estilo de vida muito privilegiado, mas agora está suspenso por um tempo.

Eu não sei se é porque eles estão com medo, mas eu tenho o sentimento de que as pessoas estão procurando por algo além da nossa atual, algo que sinta mais substancial. Quando você vê  imagem de Veneza com os canais limpos, te faz questionar tudo.

Isso nunca aconteceu antes. Não é uma guerra, é outra coisa, então não sabemos exatamente o que vai acontecer. Mas nós precisamos inventar o futuro. É nosso trabalho

Texto traduzido da publicação Business Of Fashion. Todos os direitos autorais pertencem a publicação.

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